Sorria mais com Alecrim

Padrão
Sorria mais com Alecrim

em-natural-harmonia-alecrimFalou em Alecrim alguém já vem e diz “é bom pro cérebro”. E sim, é verdade o Alecrim ajuda a memória e pode, inclusive, prevenir Alzheimer. Mas além disso ele é benéfico pro coração, pâncreas, articulações, melhora o funcionamento do aparelho digestivo, é diurético e ativa a circulação sanguínea (tchau, tchau inchaço e celulite), trata problemas respiratórios e ainda faz bem pra pele, retardando o envelhecimento. Ai que maravilha!

Rico em tanino, que é um anti-inflamatório e adstringente natural, o alecrim é largamente usado para aliviar dores e tratar infecções. Ajudando também o sistema imunológico.

Quer saber mais sobre o alecrim? Olha aí do que mais ele é capaz:

Propriedades medicinais do Alecrim

Boca

Ajuda a eliminar mal hálito. Pode ser usado tanto em gargarejos como em chás após as refeições.

Cabelo

Fortalece o cabelo, estimula o crescimento e diminui a queda de cabelo. Também ajuda a eliminar caspa.Faça um chá forte de alecrim e, após lavar os cabelos, faça um último enxague com este chá. Aplique no cabelo e faça massagens no couro cabeludo.
Câncer

O alecrim possui carnosol, que é um anticancerígeno poderoso e ajuda a prevenir câncer de mama, próstata, cólon, pele e leucemia.

Cansaço e depressão

Um chazinho de alecrim regularmente ajuda a renovar as energias e aliviar o stress mental Também atua como antidepressivo melhorando o humor. Isso durante o dia, tá.  À noite evite tomar chá de Alecrim pois, como ele estimula as funções cerebrais, pode atrapalhar o seu sono, principalmente se você já anda tendo crises de insônia

Ciclo menstrual

O Alecrim é muito eficiente em regular disfunções no ciclo menstrual. Se ele está atrasado vai chegar rapidinho. Mas aqui, um alerta, ele é contra indicado para gestantes pois, em grande quantidade, pode provocar aborto.

Digestão

Ê maravilha. Aqui ele resolve quase tudo: gazes, enjoo provocado por má digestão, dor de estômago, prisão de ventre, azia… É só tomar um chazinho após as refeições que passa.

 Distúrbios das vias respiratórias

Para tratar asma, bronquite, coqueluche, gripe, problemas na garganta, congestão nasal ou tose você pode fazer uma inalação com chá de alecrim

Fígado

Enjoo, labirintite… pode ser problema no fígado, sabia? O Alecrim trata inflamação na vesícula biliar e distúrbios do fígado como inchaço e intoxicação.

Músculos e articulações

Ah .. que maravilha! Gente, o Alecrim alivia dores.. qual dor? Qualquer uma: enxaqueca, artrite, artrose, dores musculares, tendinite, câimbras, reumatismo. Ô plantinha que amo! Minha mãe (linda, maravilhosa) inventou um remédio com alecrim, semente de abacate e alfavaca que é milagroso na hora de tratar LER e dores musculares. Depois compartilho aqui pra vocês. Mas olha, seja em compressa local, ingestão de chá ou em massagem com as folhas frescas, o alecrim é maravilhoso. Vão por mim.

Pele

Você tem alguma “poção da juventude”? Coloca Alecrim nela que fica melhor ainda. O Alecrim estimula a regeneração celular, é antioxidante (retarda o envelhecimento da pele) e melhora o tônus facial. Você pode aplicar compressas frias no rosto, colo e pescoço e deixar agir enquanto relaxa uma meia horinha.

Além disso o Alecrim também serve pra tratar abcessos, inflamação na pele e erupções cutâneas. Para isso é só ferver 1 raminho de alecrim em 1 litro de água até o líquido ficar reduzido à metade. Depois espere amornar e use para ensopar pedaços de gaze várias vezes dobradas. Aplique essa compressa sobre o abcesso e deixe no local até a gaze secar. Reaplique 3 vezes por dia até sarar.

Rins

Por ser diurético e estimular a circulação sanguínea, o chá de Alecrim reduz o inchaço e a retenção de líquidos nos tecidos

 

Agora vamos a algumas dicas (receitas) de como usar o Alecrim:

Defumação para os brônquios – Coloque um punhado de folhas secas de alecrim sobre uma frigideira quente e aspire a fumaça que se desprende.

Inalação – Ferva um pouco de Alecrim em uma panela grande de água e coloque em uma tigela. Coloque uma toalha sobre a cabeça e inclinar-se sobre a panela para inalar o vapor por cerca de 10 minutos.

Para tratar indigestão – Ferva 20 gramas de folhas de alecrim com 5 gramas de folha de manjericão em ½ litro de água por 1 minuto. Filtre e beba metade depois do almoço e a outra metade após o jantar.

Água Aromatizada – A água aromatizada é uma forma de associar a hidratação com os benefícios de ervas e frutas. Pra fazer é simples. Basta colocar alguns ramos de Alecrim em uma garrafa de água filtrada e deixar pernoitar. Depois você poder beber dessa água ao longo do dia seguinte. E se quiser mais receitas sobre água aromatizada, confere essa com Hortelã.

Alecrim na culinária – Claro, eu não podia deixar de falar que o Alecrim é uma das ervas mais apreciadas pelos finos paladares. Vai bem no arroz e em molhos com temperos suaves e fica muito muito bom com Batata Doce. Aliás, se você gosta de Batata Doce, confere essa receita aqui. Também fica uma delícia com Alecrim

Bom, acho que deu pra notar que eu amo Alecrim, não deu? rs
Mas, diz ai, é ou não é uma plantinha que vale a pena ter em casa? Ele é muito fofo, gente. E o cheirinho que deixa na mão quando a gente manuseia? É gostosinho demais.

Se ainda não experimentaram, experimentem! Depois vocês me dizem o que acharam, combinado?

Até o próximo post.
Luz e bençãos pra vocês.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s