Agricultura Natural – Do Coração pra Terra, com Áurea Brito

Padrão
Agricultura Natural – Do Coração pra Terra, com Áurea Brito

Num papo descontraído aqui na Vila Encantada, Áurea Brito, Terapeuta Holística que também desenvolve trabalhos na área da Agricultura Natural fala sobre suas atividades e ressalta a importância que a conexão com a terra tem para nossa saúde.

A questão dos agrotóxicos, esse mal aparentemente sem fim já é assunto comum em muitas rodas de conversa. Câncer e alergias são apenas alguns dos problemas causados pelo uso de pesticidas nos alimentos que consumimos. Com isso, cresce o interesse das pessoas em consumir alimentos orgânicos e até cultivar sua própria horta em casa.

em-natural-harmonia-crato-vila-encantada-2E é aí que entra Áurea Brito, esta fortalezense que hoje vive no Cariri, e que se relaciona com a terra de uma forma que vai muito além do simples “cultivo de uma horta”. Ela desenvolve a Ecologia Profunda, atividade que resgata a nossa conexão com a terra, trabalhando o lado emocional da pessoa o que por si só já promove melhoras na saúde. Mas a Ecologia Profunda vai muito além, como explica Áurea Brito:

“Lidar com a terra e a plantação, para mim, não é uma coisa técnica. É um encontro do indivíduo com a planta. O meu trabalho com a terra é muito parecido com o meu trabalho de terapeuta. Eu tenho que construir um vínculo com meu paciente, um laço de afinidade e confiança. Com a planta é do mesmo jeito. Não tem como cultivar uma planta se eu não crio um vínculo, uma empatia com ela.“

Segundo Áurea, os antigos já tinham esse conhecimento empírico de perceber as necessidades da terra e das plantas que cultivavam, porém a modernidade e, principalmente, a tecnologia, nos afastou dessa prática.

“A tecnologia é muito danosa porque nos impede de usar nossas habilidades naturais.”, explica Áurea.

A boa notícia é que muita gente já despertou para esse problema e partiu para iniciativas, particulares ou em grupo, em busca dessa reconexão.

“Na Europa já é comum esse movimento de pessoas que cultivam hortas orgânicas em praças públicas. Na Espanha o governo dá até incentivo para quem quiser migrar da cidade para o campo. E pelo mundo, incluindo aqui no Brasil, cresce cada vez mais o interesse numa vida mais orgânica, saudável e em contato com a terra.”

A razão para esta mudança é que, segundo Áurea, que também é historiadora, essa explosão de tanta dependência tecnológica já saturou e as pessoas estão chegando ao seu limite.

“É só uma questão de tempo para isso vir à falência. Estão só mantendo as aparências desse cadáver que é o sistema. Agora cabe a nós decidir se vamos viver o caos e a barbárie da destruição desse modelo social ou se vamos construir a base do novo sistema a partir dele.”

Para Áurea não é preciso abandonar a tecnologia por completo. Ela acredita que dá pra conciliar as duas coisas. E será proveitoso se conciliarem os dois.

“Seria muita imaturidade nossa achar que isso [a revolução tecnológica] vai parar. O ser humano é isso, esse constante movimento. Só que a próxima etapa desse movimento é essa sociedade que está se surgindo baseada no afeto e na reconexão com a terra.“

E aí, que tal uma vivência com a Agricultura Natural pra você poder aplicar esses conhecimentos em seu jardim ou horta doméstica? A chance é agora! Áurea Brito é uma das colaboradoras no nosso próximo Dia Em Natural Harmonia que vai acontecer em 19/Fevereiro aqui na Vila Encantada, em Crato.  E teremos uma vivência de práticas também.

Para saber como participar é só nos contatar pelo Tim/Whats (88) 9 9687.9440 ou pela nossa página Em Natural Harmonia. Lembrando que tem desconto especial para inscrições com grupos de amigos mas as vagas são limitadas.

Para finalizar, uma frase do movimento Dragon Dreaming* que Áurea gosta muito de citar e que coloca bem essa visão de nova sociedade baseada no afeto:

“O maior presente que você pode dar pra alguém que você ama e admira é apresenta-lo pra outra pessoa que você ama e admira”.

*Drangon Dreaming é um movimento Australiano que estimula a transformação de pessoas e sociedades através de projetos sustentáveis.

Em Natural HarmoniaLuz e Bençãos pra você!

Adriana Almeida

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s